Antes de mais nada, parabéns! Investir seu dinheiro é a maneira mais confiável de criar riqueza ao longo do tempo. Se você é um investidor de primeira viagem, estamos aqui para ajudá-lo a começar. Está na hora de fazer seu dinheiro trabalhar para você.
Antes de colocar seu dinheiro suado em um investimento, você vai precisar de um entendimento básico de como investir seu dinheiro da maneira correta. Aqui estão algumas das melhores maneiras de investir dinheiro:
- Ações: ações são investimentos no sucesso futuro de uma empresa. Quando você investe nas ações de uma empresa, você lucra junto com elas.
- Títulos: assim como o empréstimo de dinheiro faz parte da vida da maioria das pessoas, as empresas e os municípios também tomam dinheiro emprestado através do uso de títulos.
- Fundos de índice: este popular tipo de investimento acompanha um índice de mercado e pode ajudar a equilibrar sua carteira.
- ETFs: fundos negociados em bolsa, ou ETFs, que são muito parecidos com ações.
No entanto, não há uma receita de bolo pronta para todos os tipos de investidores. A melhor maneira de investir seu dinheiro é a que funciona melhor para você. Para descobrir isso, você deve considerar:
- Seu estilo;
- Seu orçamento;
- Sua tolerância ao risco.
Seu estilo – Quanto tempo você quer investir seu dinheiro?
O mundo dos investimentos tem dois grandes campos quando se trata das formas de investir dinheiro: investimento ativo e investimento passivo. Acreditamos que ambos os estilos têm mérito, desde que você se concentre no longo prazo e não esteja apenas procurando ganhos a curto prazo. Mas seu estilo de vida, seu orçamento, sua tolerância ao risco e seus interesses podem lhe dar preferência por um tipo.
Investir ativamente significa reservar um tempo para pesquisar investimentos e construir e manter seu portfólio por conta própria. Se você planeja comprar e vender ações individuais através de uma corretora on-line, você está planejando ser um investidor ativo. Para ser um investidor ativo com sucesso, você precisará de três coisas:
- Tempo: o investimento ativo requer muito dever de casa. Você precisará pesquisar oportunidades de investimento, conduzir algumas análises básicas e acompanhar seus investimentos depois de comprá-los.
- Conhecimento: todo o tempo do mundo não ajudará se você não souber como analisar os investimentos e pesquisar corretamente as ações. Você deve pelo menos estar familiarizado com algumas noções básicas de como analisar as ações antes de investir nelas.
- Desejo: muitas pessoas simplesmente não querem gastar horas em seus investimentos. E como os investimentos passivos têm historicamente produzido bons retornos, não há absolutamente nada de errado com esta abordagem. O investimento ativo certamente tem o potencial de retornos superiores, mas você tem que estar disposto a gastar o tempo necessário para fazer de forma correta.
Por outro lado, o investimento passivo é o equivalente a colocar um avião em piloto automático versus pilotá-lo manualmente. Você ainda terá bons resultados a longo prazo, e o esforço necessário é muito menor. Em poucas palavras, o investimento passivo envolve colocar seu dinheiro para trabalhar em investimentos onde outra pessoa está fazendo o trabalho duro – o investimento em fundos mútuos é um exemplo desta estratégia. Ou você poderia usar uma abordagem híbrida. Por exemplo, você poderia contratar um consultor financeiro ou de investimento – ou usar um consultor automatizado on-line para construir e implementar uma estratégia de investimento em seu nome.
Investimento passivo
Mais simplicidade, mais estabilidade, mais previsibilidade.
- Abordagem facilitada;
- Retornos moderados;
- Vantagens fiscais.
Investimento ativo
Mais trabalho, mais risco, mais recompensa potencial.
- Você mesmo faz o investimento (ou através de um gerente de portfólio);
- Muita pesquisa;
- Potencial para retornos enormes e que mudam a vida!
Seu orçamento – Quanto dinheiro você tem que investir?
Você pode pensar que precisa de uma grande soma de dinheiro para começar uma carteira, mas pode começar a investir qualquer valor. A quantidade de dinheiro com que você está começando não é o mais importante. O importante é garantir que você esteja financeiramente pronto para investir e que você esteja investindo dinheiro com frequência ao longo do tempo.
Um passo importante a dar antes de investir é estabelecer um fundo de emergência. Isto é dinheiro reservado em uma forma que o torna disponível para saque rápido. Todos os investimentos, sejam ações, fundos mútuos ou imóveis, têm algum nível de risco e você nunca quer se ver forçado a desinvestir (ou vender) estes investimentos em um momento de necessidade. O fundo de emergência é a sua rede de segurança para evitar isso.
A maioria dos planejadores financeiros sugere que uma quantia ideal para um fundo de emergência é suficiente para cobrir o valor de seis meses de despesas. Embora este seja certamente um bom alvo, você não precisa de tanta coisa reservada antes de poder investir – a questão é que você simplesmente não quer ter que vender seus investimentos toda vez que um pneu furado ou alguma outra despesa imprevista aparecer.
Também é uma idéia inteligente se livrar de qualquer dívida com juros altos (como cartões de crédito) antes de começar a investir. Pense desta forma – o mercado acionário tem historicamente produzido retornos de 9%-10% anualmente durante longos períodos. Se você investir seu dinheiro nestes tipos de retorno e simultaneamente pagar 16%, 18% ou mais aos seus credores, você está se colocando em uma posição de perder dinheiro a longo prazo.
Quiz
Qual é a sua tolerância ao risco?
Sua tolerância ao risco – Qual o risco financeiro que você está disposto a assumir?
Nem todos os investimentos são bem sucedidos. Cada tipo de investimento tem seu próprio nível de risco – mas este risco está muitas vezes correlacionado com os retornos. É importante encontrar um equilíbrio entre maximizar os retornos de seu dinheiro e encontrar um nível de risco com o qual você se sinta confortável. Por exemplo, os títulos oferecem retornos previsíveis com risco muito baixo, mas também geram retornos relativamente baixos de cerca de 3-5%. Em contraste, os retornos das ações podem variar muito dependendo da empresa e do prazo, mas todo o mercado de ações, em média, retorna quase 10% ao ano.
Mesmo dentro das amplas categorias de ações e títulos, pode haver enormes diferenças no risco. Por exemplo, um título do Tesouro ou um título corporativo com classificação AAA é um investimento de risco muito baixo, mas estes provavelmente terão taxas de juros relativamente baixas. As contas de poupança representam um risco ainda menor, mas oferecem uma recompensa menor. Por outro lado, um título de alto rendimento pode produzir maior renda, mas virá com um maior risco de inadimplência. No mundo das ações, a diferença de risco entre as ações blue chips como a Apple e as ações penny (de centavos/tostão) é enorme.
Em que você deve investir seu dinheiro?
Eis a pergunta difícil, e infelizmente não há uma resposta perfeita. O melhor tipo de investimento depende de seus objetivos de investimento. Mas, com base nas diretrizes discutidas acima, você deve estar em uma posição muito melhor para decidir no que deve investir.
Por exemplo, se você tiver uma tolerância relativamente alta ao risco, assim como o tempo e o desejo de pesquisar ações individuais (e aprender como fazê-lo corretamente), esse poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Se você tem uma baixa tolerância ao risco, mas quer retornos mais altos do que obteria de uma conta de poupança, os investimentos em títulos (ou fundos de títulos) podem ser mais apropriados.
Se você é como a maioria das pessoas e não quer gastar horas de seu tempo em sua carteira, colocar seu dinheiro em investimentos passivos como fundos de índice ou fundos mútuos pode ser a escolha inteligente.