Como investir em ações

Se você está pronto para começar a investir no mercado de ações, mas não tem certeza dos primeiros passos a tomar ao investir em ações, você veio ao lugar certo.

Pode surpreendê-lo saber que um investimento de US$ 10.000 no índice S&P 500 50 anos atrás valeria hoje quase US$ 1,2 milhões. O investimento em ações, quando bem feito, está entre as formas mais eficazes de construir riqueza a longo prazo. Estamos aqui para lhe ajudar.

Há muito que você deve saber antes de mergulhar. Aqui está um guia passo a passo para investir dinheiro no mercado de ações para ajudar a garantir que você está fazendo da maneira correta.

Como começar a investir em ações

  1. Determine sua abordagem de investimento

  2. Decida quanto você vai investir em ações

  3. Abra uma conta de investimento

  4. Escolha suas ações

  5. Continue investindo

Determine sua abordagem de investimento

A primeira coisa a considerar é como começar a investir em ações. Alguns investidores optam por comprar ações individuais, enquanto outros adotam uma abordagem menos ativa.

Tente isto. Qual das seguintes afirmações o descreve melhor?

  • Eu sou uma pessoa analítica e gosto analisar números e fazer pesquisas.
  • Odeio matemática e não quero fazer uma tonelada de “trabalho de casa”.
  • Tenho várias horas a cada semana para dedicar ao investimento na bolsa de valores.
  • Gosto de ler sobre as diferentes empresas nas quais posso investir, mas não tenho nenhum desejo de mergulhar em nada relacionado à matemática.
  • Sou um profissional ocupado e não tenho tempo para aprender a analisar ações.

A boa notícia é que, independentemente de qual destas declarações você concorda, você ainda é um grande candidato a se tornar um investidor do mercado de ações. A única coisa que vai mudar é o “como”.

As diferentes maneiras de investir no mercado de ações

  • Ações individuais: você pode investir em ações individuais se – e somente se – você tiver tempo e desejo de pesquisar e avaliar as ações de forma contínua. Se este for o caso, nós o encorajamos 100% a fazê-lo. É inteiramente possível para um investidor inteligente e paciente bater o mercado ao longo do tempo. Por outro lado, se coisas como relatórios trimestrais de ganhos e cálculos matemáticos moderados não parecerem atraentes, não há absolutamente nada de errado em adotar uma abordagem mais passiva.
  • Fundos de índice: Além de comprar ações individuais, você pode optar por investir em fundos de índice, que rastreiam um índice de ações como o Ibovespa ou S&P 500. Quando se trata de fundos geridos ativamente versus fundos geridos passivamente, geralmente preferimos estes últimos (embora certamente existam exceções). Os fundos de índice normalmente têm custos significativamente mais baixos e são virtualmente garantidos para corresponder ao desempenho de longo prazo de seus índices subjacentes. Ao longo do tempo, o S&P 500 tem produzido retornos totais de cerca de 10% anualizados, e um desempenho como este pode construir uma riqueza substancial ao longo do tempo.
  • Robôs-conselheiros: finalmente, outra opção que tem explodido em popularidade nos últimos anos é o robô-conselheiro. Um robô-conselheiro é uma corretora que essencialmente investe seu dinheiro em seu nome em uma carteira de fundos de índice que é apropriada para sua idade, tolerância ao risco e metas de investimento. Um robô-conselheiro não só pode selecionar seus investimentos, mas muitos deles otimizarão sua eficiência fiscal e farão mudanças ao longo do tempo automaticamente.

Decida quanto você vai investir em ações

Primeiro, vamos falar sobre o dinheiro que você não deve investir em ações. O mercado de ações não é lugar para dinheiro que você possa precisar dentro dos próximos cinco anos, no mínimo.

Embora o mercado de ações suba quase certamente a longo prazo, há simplesmente muita incerteza nos preços das ações no curto prazo – de fato, uma queda de 20% em um determinado ano não é incomum. Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, o mercado mergulhou mais de 40% e se recuperou para um recorde histórico em poucos meses.

  • Seu fundo de emergência.
  • Dinheiro que você precisará para fazer o próximo pagamento da mensalidade de seu filho.
  • Fundo de férias do próximo ano.
  • Dinheiro que você está pedindo por um adiantamento, mesmo que você não esteja preparado para comprar uma casa por vários anos.

Alocação de ativos

Agora vamos falar sobre o que fazer com seu dinheiro investido – ou seja, o dinheiro que você provavelmente não precisará dentro dos próximos cinco anos. Este é um conceito conhecido como alocação de ativos, e alguns fatores entram em jogo aqui. Sua idade é uma consideração importante, assim como sua tolerância ao risco e seus objetivos particulares de investimento.

Vamos começar com a sua idade. A idéia geral é que à medida que você envelhece, as ações gradualmente se tornam um lugar menos desejável para manter seu dinheiro. Se você é jovem, você tem décadas pela frente para superar quaisquer altos e baixos no mercado, mas este não é o caso se você estiver aposentado e dependente de sua renda de investimento.

Aqui está uma rápida regra geral que pode ajudá-lo a estabelecer uma alocação de ativos. Pegue sua idade e subtraia-a de 110 anos. Esta é a porcentagem aproximada do seu dinheiro investido que deve estar em ações (isto inclui fundos mútuos e ETFs que são baseados em ações). O restante deve estar em investimentos de renda fixa, como títulos ou CDs de alto rendimento. Você pode então ajustar esta relação para cima ou para baixo, dependendo de sua tolerância ao risco em particular.

Por exemplo, digamos que você tenha 40 anos de idade. Esta regra sugere que 70% de seu dinheiro investido deve estar em ações, com os outros 30% em renda fixa. Se você é mais um tomador de risco ou está planejando trabalhar depois de uma idade típica de aposentadoria, você pode querer mudar esta proporção em favor das ações. Por outro lado, se você não gosta de grandes flutuações em sua carteira, você pode querer modificá-la na outra direção.

Abra uma conta de investimento

Todos os conselhos sobre investimento em ações para iniciantes não lhe fazem muito bem se você não tiver nenhuma maneira de realmente comprar ações. Para fazer isso, você precisará de um tipo especializado de conta chamada conta de corretagem ou conta de investimento.

Estas contas são oferecidas por bancos e corretoras. E abrir uma conta de corretagem é normalmente um processo rápido e indolor que leva apenas alguns minutos.

Abrir uma conta de corretagem é geralmente fácil, mas você deve considerar algumas coisas antes de escolher uma corretora em particular:

Tipo de conta

Primeiro, determine o tipo de conta de corretagem que você precisa. Para a maioria das pessoas que estão apenas tentando aprender a investir no mercado de ações, isto significa escolher entre uma conta de corretagem padrão.

Compare custos e características

A maioria das corretoras online eliminou as comissões comerciais, portanto a maioria (mas não todos) está em igualdade de condições no que diz respeito aos custos.

Entretanto, há várias outras grandes diferenças. Por exemplo, algumas corretoras oferecem aos clientes uma variedade de ferramentas educacionais, acesso à pesquisa de investimento e outras características que são especialmente úteis para os investidores mais novos. Outras oferecem a capacidade de negociar em bolsas de valores estrangeiras. E algumas têm redes físicas de filiais, o que pode ser bom se você quiser uma orientação de investimento cara a cara.

Há também a facilidade de uso e a funcionalidade da plataforma de negociação do corretor. Já usei algumas delas e posso dizer em primeira mão que algumas são muito mais “desajeitadas” do que outras. Muitas deixarão você experimentar uma versão demonstrativa antes de comprometer qualquer dinheiro, e se este for o caso, eu o recomendo fortemente que o faça.

QUEREM COMPARTILHAR CORRETORAS? Procure as melhores corretoras de valores

Escolha suas ações

Agora que já respondemos à pergunta de como comprar ações, se você está procurando algumas grandes idéias de investimento favoráveis ao iniciante, aqui estão cinco grandes ações para ajudá-lo a começar.

É claro que em apenas alguns parágrafos não podemos rever tudo o que você deve considerar ao selecionar e analisar ações, mas aqui estão os conceitos importantes a serem dominados antes de você começar:

  • Diversifique seu portfólio.
  • Invista apenas nos negócios que você entende.
  • Evite as ações de alta volatilidade até que você tenha o controle de investir.
  • Evite sempre as ações de centavos.
  • Aprenda as métricas e conceitos básicos para avaliar as ações.

É uma boa idéia aprender o conceito de diversificação, o que significa que você deve ter uma variedade de diferentes tipos de empresas em sua carteira. No entanto, eu advertiria contra o excesso de diversificação. Fique com os negócios que você entende – e se verificar que você é bom (ou confortável com) na avaliação de um determinado tipo de ação, não há nada de errado com uma indústria que compõe um segmento relativamente grande de sua carteira.

Comprar ações de alto crescimento pode parecer uma ótima maneira de construir riqueza (e certamente pode ser), mas eu o advertiria para que você não as perca até que tenha um pouco mais de experiência. É mais sensato criar uma “base” para sua carteira com negócios sólidos e estabelecidos.

Se você quiser investir em ações individuais, você deve se familiarizar com algumas das maneiras básicas de avaliá-las.

Continue investindo

Aqui está um dos maiores segredos do investimento, cortesia do próprio Oráculo de Omaha, Warren Buffett. Você não precisa fazer coisas extraordinárias para obter resultados extraordinários. (Nota: Warren Buffett não é apenas o investidor de longo prazo mais bem-sucedido de todos os tempos, mas também uma das melhores fontes de sabedoria para sua estratégia de investimento).

A maneira mais segura de fazer dinheiro no mercado de ações é comprar ações de grandes negócios a preços razoáveis e manter as ações enquanto os negócios permanecerem grandes (ou até que você precise do dinheiro). Se você fizer isso, experimentará alguma volatilidade ao longo do caminho, mas com o tempo você produzirá excelentes retornos de investimento.

FAQ

Como eu investo R$ 100,00?

Iniciar um fundo de emergência.
Use um aplicativo de micro-investimento ou um robô-consultor.
Invista em um fundo mútuo de índice de ações ou em um fundo negociado em bolsa.
Usar ações fracionárias para comprar ações.

Como abro uma conta de corretagem?

Determine o tipo de conta de corretagem de que você precisa.
Compare os custos e incentivos.
Considere os serviços e conveniências oferecidos.
Decidir sobre uma empresa de corretagem.
Preencha o novo pedido de conta.
Adicione recursos à conta.
Começe a pesquisar investimentos.

O que é o S&P 500?

O S&P 500 (também conhecido como Standard & Poor’s 500) é um índice de ações que consiste das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.